Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

O morro dos ventos uivantes

Oi, pessoal!

O chat de hoje foi divertido e proveitoso, não foi? Vamos fazer outras vezes.

Lembrando que "O morro dos ventos uivantes" deve ser lido para o dia 3 de junho. Antes disso, faremos exercícios sobre o livro.

Abaixo, uma árvore genealógica que vai ajudar a entender o parentesco entre os personagens. E se você quiser ler mais sobre cada um, há um excelente site (em inglês) sobre o livro: Clique aqui!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mais um site

Mais um site de exercícios, atendendo a pedidos.

Clique aqui!

Hoje, às 20h, plantão de dúvidas aqui!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A carteira



Releia o conto de Machado de Assis "A Carteira". Se não encontrar a apostila, pode lê-lo AQUI. Procure as orações subordinadas que aparecem nesse conto.

P.S. Quem enviar primeiro uma oração subordinada adverbial que apareça no conto, ganha o prêmio! (Tem que estar correta, e não vale a que passei no caderno!)

domingo, 10 de maio de 2009

ANTON TCHEKHOV

Um dos mais famosos novelistas e dramaturgos russos, Anton Tchekhov nasceu em Taganrog, em 1860, e faleceu em 1906.

Médico de profissão, Tchekhov começou sua carreira como escritor em 1880, com a publicação de alguns ensaios literários. A partir daí não demorou muito para que o então desconhecido escritor alcançasse uma extraordinária popularidade, não só por suas novelas mas também por suas peças, das quais as mais conhecidas são: "As Três Irmãs", "Ivanov", "O Tio Vania e a Cerejeira".

Seus contos, tanto quanto suas peças são, em geral, obras-primas que harmonizam perfeitamente a forma e a precisão vocabulares à uma sedutora e corretíssima fluência verbal, sem deixar de conter também um conteúdo lírico dos mais densos.

(Renato Roschel)

Ouça um dos contos de Tchekhov: O bilhete de loteria. Clique em "faixa 7" para ouvir!

07 Faixa 7.wma


Se quiser ler o conto, aqui está: